SP
(11) 3042.5551
RS
(51) 3233.1771
  • Artigo
  • Mais Artigos



[Not Provided], SEO e Google Plus - Influência direta nos dados analíticos (GA)

10/01/2012 :





*Por Renan Cesar - Analista de SEO da WBI Brasil

Estava lendo alguns artigos sobre SEO na internet falando sobre o impacto do "Not Provided" na análise de busca orgânica. E como já havia previsto no artigo Poderá o Google+ influenciar a análise da busca orgânica?, realmente os números de visitas sem a referência da palavra-chave vêm aumentando, principalmente no exterior, onde o Google Plus está com um crescimento muito forte, o que ainda não acontece no Brasil (que ainda está migrando do Orkut para o Facebook).

Alguns sites do exterior já relatam uma perda de 25% dos seus dados analíticos para a busca orgânica e isso em menos de 3 meses desde a modificação feita pelo Google. Não vi nenhum artigo fazendo esta ligação entre "Not Provided" e o Google Plus mas, particularmente, acredito que há muita ligação.

Em um artigo do Danny Sullivan que diz respeito, ele insinua no final do artigo uma espécie de boicote ao Google, simplesmente optando por não fornecer mais dados do Google Analytics (GA).

Ele diz o seguinte:

"Opting out means you can’t use the benchmarking feature (fair enough, and no loss if you don’t use it) and Conversion Optimizer. If you still want Conversion Optimizer, don’t opt-out or alternatively, tell Google that you should have a choice to share data solely for use with that product but not other Google products." - Danny Sullivan

Achei a ideia bem interessante. Mas como ele mesmo avisa, algumas funcionalidades do GA ficarão indisponíveis. Algumas delas podem ser importantes para os usuários do GA  (ou não). Só que a grande maioria nem as utiliza. Então, se as empresas/blogueiros/etc, que não utilizam estas funcionalidades do GA, se unissem e boicotassem o GA, talvez pudesse haver alguma pressão sobre o Google para que voltasse a fornecer estes dados orgânicos.

Para fazer o Opt-Out, basta ir na conta do Google Analytics e:


Figura: Google Analytics Opt-Out


Mas a pergunta que me fiz em seguida é: Será que optando por sair, o Google realmente vai ficar sem estes dados? Acho difícil...

Assim como ficou muito mais difícil para o SEO saber como o visitante chegou ao site. O que ele estava procurando? O que ele encontrou e não gostou? O que ele encontrou e não foi suficiente para ele? Enfim, e o que pode ser melhorarado para atender suas necessidades? Isso é prejudicial para todos: empresas, agências, blogueiros, analistas e os próprios visitantes.

No Brasil ainda não está sendo muito prejudicial esta ligação entre Not Provided e Google Plus, mas a medida que o G+ avança, o "perigo" aumenta. A maioria dos sites (dados internos) ainda está dentro da previsão do Google, de que menos de 10% das visitas seriam afetadas. Mas se o Google Plus pegar por aqui e a massa consumidora (de produtos e informações) passar a utilizar mais... bom, aí vamos ver índices de mais de 25% de perda de dados, e com facilidade.

E qual será o futuro do SEO para a busca orgânica com isso? O que o Google realmente está pensando por trás da desculpa que este "corte de dados" é para a privacidade e segurança dos visitantes?

Atualização - 23/01/2012

O Google está fechando o site Picnik.com, um editor de fotos online que foi comprado em 2010, para integrá-lo ao Google+. Isso para que as pessoas editem e façam efeitos, e coreções, cortes e edições de suas fotos, e as armazem dentro do Google+, ou seja, logadas no serviço do Google. Mais uma maneira de incrementar o número e o tempo dos usuários logados em seus serviços, provavelmente até que a maioria das pessoas não consiga não logar em pelo menos um serviço do Google enquanto estiver online. E como dificilmente alguém, após estar logado em algum serviço, irá deslogar para fazer uma busca no Google...

Fonte: Renan Cesar




Cadastre-seIndiqueImprimir




30.07.14 - As gerações Y, Z e o mercado de trabalho
08.07.14 - O consumidor, a 2ª tela e as marcas
18.06.14 - O desafio de posicionar marcas tradicionais no ambiente digital
06.05.14 - Qual o nível de competência digital da sua empresa?
16.12.13 - O mundo mudou. E você?
06.12.13 - Qual o melhor modelo de gestão de presença digital?
06.12.13 - Menos WWW e mais Mobile
06.12.13 - Qual o papel de uma agência digital?
08.05.12 - A influência dos blogs de moda na decisão de compra do público feminino
10.01.12 - [Not Provided], SEO e Google Plus - Influência direta nos dados analíticos (GA)
29.11.11 - Poderá o Google+ influenciar a análise da busca orgânica?
21.02.11 - 2011: o ano da consolidação do profissionalismo na web e da transformação do varejo
21.01.11 - Quem controla a Internet nas empresas? TI ou Marketing?
16.08.10 - Eleições 2010 no Brasil ? Internet, candidatos e os eleitores
05.02.10 - Artigo Navegabilidade & Usabilidade
01.10.09 - Artigo Sua empresa possui uma loja virtual ou uma operação de e-commerce ?
22.04.08 - Artigo SEM - Search Engine Marketing
22.04.08 - Artigo Publicidade online - As melhores empresas já fazem. E a sua, quando começa? 1ª parte
28.09.07 - Indústria X Varejo X E-consumidor. Tendências do Trade Marketing na Era Digital
30.05.07 - Artigo Marketing na Internet. A necessidade e a importância do seu site ser TOP5 nos mecanismos de busca
05.04.07 - Publicidade no celular. Vai acontecer no Brasil ?
05.02.07 - Publicidade Offline X Publicidade Online
01.09.06 - As empresas investem na web?
05.08.06 - Programa de Gestão de Relacionamento com o Mercado
05.07.06 - Usabilidade em e-mail marketing
03.04.06 - Database Marketing
03.04.06 - Inteligência Competitiva no ambiente WEB
05.01.06 - Tendência: O SMS Marketing como ferramenta de Relacionamento com Clientes
13.09.05 - Artigo Sites de 3ª geração. Os chamados sites de Relacionamento Digital ativo
04.07.05 - A verdade sobre a Publicidade na internet
03.12.04 - MOB - Marketing de Otimização em Buscadores (Search Engine)
12.11.04 - As Marcas de hoje irão resistir a Evolução Digital ??
11.10.04 - SMS Marketing e Mobile Business
11.10.04 - Como fazer e-mail marketing legalmente
20.09.04 - Comunicação Corporativa - Um dos caminhos para o sucesso ou fracasso Empresarial
05.07.04 - Suce$$o em E-Commerce? Será mais uma receita de bolo de caixinha?
05.07.04 - Artigo Publicidade na WEB. Por que anunciar no site do bairro?
05.07.04 - Artigo Plano de Marketing Digital
05.07.04 - Artigo Seu Projeto de E-Business vai funcionar ?
05.07.04 - Artigo As 10 etapas do Suce$$o Virtual
05.07.04 - Artigo Marcas Virtuais Fortes



Cadastre-seIndiqueImprimir